CONSTRUINDO CIDADANIA -
TEMA - Dia Mundial do Enfermo - Cuidar do outro é praticar a fé .
Em 11 de Fevereiro , celebramos o dia Mundial do Enfermo. Uma data especial que nos leva a pensar na fragilidade da nossa vida e entender o quanto somos limitados.
Muitas vezes pensamos que somos donos de nós mesmos, que podemos pegar o boi na unha, que somos auto suficientes, que não precisamos do outro.
Mas, de repente, somos acometidos por uma enfermidade, daquelas que chegam a jato, se instalam rapidamente sem pressa de sair.
E neste momento , percebemos o quanto precisamos dos outros.
Precisamos do médico que diagnostica a enfermidade, que decide o tratamento. Dos enfermeiros que nos administram os remédios, que nos acompanham no pré e pós operatório.
Das pessoas que nos ajudam a andar, a deitar, a tomar banho, a se alimentar.
Das pessoas que se solidarizam conosco e nos confortam com palavras de encorajamento, de ânimo, com gestos de carinho e de preces.
Sobretudo neste período de pandemia , que mostrou o quão frágeis nós somos , e como é importante cuidarmos da saúde, para o nosso bem e para o bem comum .
Pensemos nas dores, nas angústias de quem de repente se vê doente ...
Pensemos em quem está contaminado com Covid 19 na solidão de um quarto de hospital, ou em sua própria casa...
Enfim, o Dia do Enfermo é para pensarmos melhor em nosso bem estar e alerta a exigir políticas públicas que garantam saúde para todos, mesmo porque , a saúde é um direito do cidadão e um dever do Estado.
Daí a grande importância dos Conselhos de Saúde, onde representantes da população fiscalizam e sugerem às autoridades ações que promovam políticas de prevenção e tratamento das doenças para todos os cidadãos, estamos dizendo : TODOS sem distinção ... porque até o mais miserável morador de rua tem direito à saúde, pois ele paga imposto do fósforo que usa, para acender a fogueirinha que vai aquecê-lo à noite, paga imposto do sanduíche que às duras penas ele consegue comprar, e também daquela cachaça que ele bebe, para tentar dormir e esquecer as mazelas da vida .
O papa escreveu em sua mensagem para esta data escreveu que : cuidar do outro é praticar a fé, para que “ ninguém se sinta sozinho, excluído ou abandonado.”
E é sobre isso que vamos falar – a importância de se fazer uma reflexão sobre O DIA MUNDIAL DO ENFERMO / sobre o SUS / sobre a mensagem do Papa Francisco ( “A relação de confiança, na base do cuidado dos doentes”) e sobre o Trabalho da Pastoral da Saude , conversando agora com :
• Comercialização da saúde através dos planos que nos cobram uma fortuna e fazem de tudo para escapar às suas obrigações.
• A importância de se preservar o SUS
• Qual a importância da fé para aqueles que se encontram angustiados pelo sofrimento e pela enfermidade?
• Qual deve ser nossa posição de cristãos diante dos enfermos? Como dar-lhes conforto quando eles enfrentam muitas vezes situações extremas?
• Por outro lado, qual deve ser o comportamento da família diante da enfermidade de um ente querido?
• Como não pensar em tantas pessoas no mundo e, particularmente, no Brasil que sofrem sem ter acesso a um atendimento médico ou a uma assistência de Saúde?
Telefone do Ouvintes (Pedidos de Músicas e Orações): (11) 3932-1600
Projeto Familia dos Amigos: (11) 3932-5593
Email: radio@radio9dejulho.com.br
Endereço: R. Manuel de Arzão, 85 - V.
Albertina - CEP 02730-030 - São Paulo - SP